sábado, 14 de abril de 2007

Soeiro Pereira Gomes nasceu há 98 anos

Soeiro Pereira Gomes foi um dos maiores nomes do neo-realismo literário em Portugal. Nascido a 14 de Abril de 1909, desenvolveu uma sensibilidade social muito grande, que se reflectiu no seu trabalho, onde está sempre presente a denúncia das desigualdades e das injustiças. Em 1939, começou a publicar escritos seus no jornal "O Diabo", à época uma publicação progressista que contrastava no panorama cinzento das publicações censuradas pelo fascismo.

Devido à condição de militante comunista, passa à clandestinidade em 1945 para evitar a repressão do regime de Salazar e continua a desenvolver o seu trabalho militante até adoecer com tuberculose. Impedido pela clandestinidade de receber o tratamento médico que necessitava, faleceu a 5 de Dezembro de 1949. Encontra-se sepultado em Espinho, terra que o acolheu durante a sua infância.

Entre os seus trabalhos conta-se a obra Esteiros, publicada em 1941, considerada a sua obra-prima, e dedicada "aos filhos dos homens que nunca foram meninos". É uma obra de profunda denúncia da injustiça e da miséria social, que conta a história de um grupo de crianças que desde cedo abandona a escola para trabalhar numa fábrica de tijolos.

Sem comentários: